domingo, 24 de fevereiro de 2008

Gala dos 16 anos da TVI vai ser no Multiusos de Guimarães

Depois do sucesso que foi a gala dos 15 anos da TVI na semana passada (O Goucha de turbante é uma das mais belas imagens da história da televisão em Portugal), o canal está já a preparar a gala do próximo ano.

Uma fonte bem colocada (um passarinho que me assobiou), a gala dos 16 anos do canal pimba nacional terá lugar no Multiusos de Guimarães. José Eduardo Moniz diz que se lembrou de vir a Guimarães quando se apercebeu das semelhanças entre os públicos da estação e do Multiusos. O pavilhão vimaranense é local preferido dos concertos das bandas dos Morangos com Açúcar e dos artistas com o selo TVI como Tony Carreira.

Eu cá por mim agradeço a oportunidade de ver ao vivo a pernoca da Manuela Moura Guedes ou os credíveis pivots da informação da TVI armados em banda rock. Yeah!

Quando esta notícia for confirmada publicamente, o director do Multiusos vai dizer de novo que o pavilhão “está a colocar Guimarães na rota dos grandes eventos”.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Só faltaram os bolos de arroz

Tive oportunidade de assistir na SIC a uma bela tertúlia entre Ricardo Costa e José Sócrates. A conversa foi agradável e só fico aborrecido porque fui apanhado de surpresa, já que me tinham dito que se trataria de uma entrevista. Lapso fortuito, certamente.
Sempre em tom educado, o Sr.Costa procurou nunca arreliar o Sr.Sócrates, chegando mesmo a parecer, tal era a sintonia entre os dois, que o Sr.Sócrates saberia de antemão o que o Sr.Costa lhe iria perguntar. E mesmo quando o Sr.Sócrates começava a divagar e a não responder às perguntas do Sr.Costa, este nada se importou, deixando o Sr.Sócrates prosseguir prazenteiramente com as suas belas estórias.
E creio que, tal como eu gosto de fazer nas minhas amenas cavaqueiras, também o Sr.Costa e, sobretudo, o Sr.Sócrates, se devem ter regado com o doce etanol, já que os delírios e fantasias do Sr.Sócrates, que prosseguiram pela longa conversa, só se podem explicar por um estado de ebriedade considerável.

O importante é que os senhores se tenham divertido. É bonita uma amizade assim.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Era correr com a Maria Elisa

De cada vez que Maria Elisa regressa aos ecrãs é uma desgraça.
Primeiro foram os Grandes Portugueses e a vitória do vizinho de blogue, o reaccionário do Tony. Agora lembra-se de fazer um debate sobre cheias e o que sucede? A Grande Lisboa fica de novo alagada pela chuva...
Quando ela falar de Entre-os-Rios, o melhor é passar a semana seguinte sem atravessar uma ponte.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Muamba de galinha

Portuguesas e portugueses: estou de volta!!!!
É verdade, voltei do além para olhar por vós que bem precisais! O meu Portugal está podre e entregue à bicharada... Infelizmente não pude entrar no país pois agora na Portela têm detectores de metais e acusa a minha prótese metálica da bacia...ai aquela cadeira...se eu apanho o sacana que serrou a perna...bom! Mas não tem importância pois apanhei um avião para a nossa bela Moçambique e cá não têm dessas coisas. Mas não julguem que daqui não vos consigo controlar, tenho um grupo de informadores na metrópole que me informam de tudo, e mais, tenho aqui um moço que me está a ensinar a trabalhar com a Internet, por isso ponham-se a pau! Eu sei tudo e vejo tudo.
E desde já deixo dois reparos, um pela positiva e outro pela negativa: o primeiro é que o Eusébio continua no Benfica, nem tudo está perdido neste país! O segundo....caraças...chiça...porra...(que o nosso santo bispo me perdoe), então eu faço uma obra tão importante e dignificante para o nosso país como a ponte Salazar e vocês mudam-lhe o nome!!! Comunas!!! Mas não perdem pela demora. Aguardem... Agora vou tirar a barriga de misérias com uma bela muamba de galinha que o moço preparou.

cordiais cumprimentos

O Presidente do Concelho

António de Oliveira Salazar

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

A reacção

Um leitor escondido atrás de um infame nome (António Tavares? Isso é nome de gente? Vê-se logo que é um pseudónimo...) enviou-me um simpático email onde, entre outros impropérios, me acusava de andar metido no Ibuprofeno e ser sócio do Benfica. Além disso, diz o “Tavares” que aqui no blogue só temos feito críticas à câmara e o PS e que sobre a oposição não dizemos nada.

Respondi-lhe com cordialidade, numa carta que passo a reproduzir:

“Caro individuo

A sua carta só pode ser obra da mente de um endemoninhado. A única coisa que consumo amiúde são quantidades medicamente não recomendadas de batata vermelha produzidas nos terrenos anexos à minha propriedade em Oleiros.

Acusar-me de ser sócio do Benfica é grave. Porque, das duas uma, ou está a confundir-me com o Luciano Baltar, ou não entendeu que o meu Khmer era vermelho por causa do bom do Marx e não por causa do Coluna.

Quanto às críticas à câmara, seu patego, aconselho-o a ler melhor o que escrevi. Eu não critico, até acho algumas das condutas próprias de um tirano que se preze. E isso, como entenderá, não é para mim um motivo para depreciação, antes para apologética consideração.

Houve, no entanto, uma coisa que não entendi na sua desenxabida missiva: O senhor diz que eu não falo da oposição. E eu pergunto: “E isso é o quê?”.

Essa não era uma palavra que constasse no meu vocabulário, mas como estava de bons modos (acordei com o sol a bater na janela do meu aposento e com a criada, acorrentada a um bigorna, a servir-me torradas com doce de tâmara) resolvi investigar o que é isso de oposição.

Gastei cerca de 12 segundos (isto ‘tá lento oh Larry Page) e encontrei a resposta.

Diz aqui que “Em política refere-se ao partido ou grupo de partidos que intitulam-se contrários ao governo”. É uma daquelas modernices que eu não entendo: governos com partidos contrários. Mas continuei na minha busca.

E sabe que em Guimarães não encontrei oposição? Pelo menos ainda não dei por ela. Talvez isso ajude a explicar a minha inocência. Perdoe-me, pois.

Cordiais saudações,

Potinho”

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Isto ou aquilo, fazer outra coisa...

Este título não poderia estar mais adequado! Permitam-me o narcisismo. Se não permitirem também já sabem o que têm à vossa espera.

E adequado porque o tema é Cavaco Silva. O homem agora cada vez que fala está descompensado. Falta-lhe açúcar! Mas principalmente faltam-lhe ideias, inteligência e discurso. Que ele era limitado a nível de vocabulário e de encadeamento de frases com sentido, eu já suspeitava. Fortemente. Mas ultimamente o jovem - sim! sou das poucas pessoas no país, com algum passado político que o pode tratar assim - está perdido.

A opinião dele sobre as coisas mais importantes do país têm-se resumido a: "Não acho bem, não vamos agora falar disso", ou então o momento no carnaval em que pediu para aproveitar o fim-de-semana festivo para não falar de politica. Tem razão. Quando eu não queria que me perguntassem algo sobre a política, também não respondia. Mas eu sou eu!

Para terminar fica mais uma opinião extremamente válida: Mundial em Portugal? Há outras prioridades, sejam elas quais forem, que eu disso também não falo!

Com tanta coisa acertada que diz, e com uma análise tão clara da política nacional, só me resta dizer: É um visionário este rapaz!

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Artistices

Em Portugal, passar um feriado metido em transportes públicos é uma aventura. Fez-me lembrar as aventuras contadas no trabalho «Land as Far as the Eye Can See: Portuguese in the Old West», de Warrin & Geoffrey L. Gomes. Tem é outro nome, porém: «Pachorra, quanto tempo duras?: um feriado com a CP».
É preciso ter uma paciência de santo para não mandar chamar um pelotão de fuzilamento e pôr tudo na linha. Literalmente. É milagroso a quantidade de comboios atrasados e cancelados tendo em conta que o número, já de si, é reduzido nestes dias.Podíamos fazer uma brincadeira: quem conseguir ir de Viana a Guimarães, na terça-feira de Carnaval, em menos de três horas, sem perder um comboio, bater na mulherzinha da bilheteira ou acabar noutro destino que não seja o supracitado, ganha uma ida ao Chile por minha conta. Quem alinha?